Bonecas de pano repaginadas

As bonecas são uns dos brinquedos mais antigos e populares do mundo por reproduzir a forma humana. Já foi fabricada por madeira, couro, materiais perecíveis, argila, porcelana, pano e posteriormente por materiais plásticos.

As bonecas de pano marcaram toda uma geração por serem acessíveis devido ao material simples – muitas vezes confeccionadas apenas com pano e algodão – como também pelo sucesso na literatura infantil. Duas bonecas de pano que ficaram famosas na literatura são:

  • Emília, uma boneca com tamanha personalidade, criada pelo escritor Monteiro Lobato, que de coadjuvante passou a personagem principal em muitos de seus livros.
  • A “Boneca de Retalhos” de Oz – o mundo mágico criado pelo norte-americano L. Frank Baum – uma boneca usada para se espetar alfinetes e agulhas.

7016840371_660a5fbcd1

Apesar das bonecas de plástico terem conquistado as prateleiras da década de 90, as bonecas de pano ainda têm seu espaço e não é só coisa do passado. Hoje em dia elas foram repaginadas e muitos trabalham na restauração delas. Seja por apego daquele item importante da infância, para quem deseja guardar/colecionar ou mesmo propagar de geração a geração.

220px-my_child_dolls_by_mattel
Há um movimento de restauradores da Boneca de Pano da Mattel – linha My Child, linha esta que foi comercializada originalmente entre 1985 e 1988 apenas nos EUA. A artista plástica americana Jessica Manning é um exemplo disso. Em sua página no facebook ela mostra o antes e depois de alguns trabalhos de restauração realizados:

Veja só como as bonecas chegam:

As bonecas da linha My Child possuem vinil (um tipo de plástico) no contorno da cabeça com pequenos furos para receber a costura dos cabelos. O entorno é forrado com feltro assim como o restante do corpo que internamente é preenchido com manta acrílica.

Antes e depois da restauração:

            Selecionamos outros trabalhos de  Jessica Manning para  se inspirarem:

Observação importante:

Esperamos inspira-los com essa ideia. Vamos restaurar bonecas, seguir o exemplo de Jessica Manning. Aquela boneca tão estimada da infância. E que muitos artistas tomem isso como inspiração e prestação de serviços.

Anúncios

43 opiniões sobre “Bonecas de pano repaginadas”

  1. Me interesa. Saber si se puede ree ventas..!?
    Quiero saber si lo hay para ree ventas… cuanto sería la compra mínima y si de puede comprar vatiedad.. y de cuanto hablamos ?? Pesos o dolar o euros. ? Susy

    Curtir

  2. OLÁ BOA NOITE MORO EM RECIFE E ACHEI LINDO O TRABALHO DE VOCÊS GOSTARIA DE SABER SE VOCÊS VENDEM SE VENDER GOSTARIA DE SABER QUANDO CUSTA E COMO FAÇO PRA COMPRAR

    Curtir

  3. Bom dia!Na casa publicadora brasileira estao fabricando boneos de pano,so que sao dos personagens do nosso amiguinho,quem se enteressar vale a pena envestir,pois sao lindas e ja comecei a adiquirir alguns.Muito lindo o seu trabalho!!!Parabens!!

    Curtir

  4. AMIGA ANA , AMO SEUS TRABALHOS , SUAS BONECAS SÃO COMO CONTOS DE FADA. O CORPO AS ROUPAS E ACESSÓRIOS EU CONSIGO FAZER E CRIAR EM SIMA , MAS, OS CABELOS ARTIFICIAIS EU NÃO TENHO NOÇÃO DE COMO COMEÇAR A TRABALHAR COM ELES. NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR. VOCÊ PODE ME AJUDAR ?

    Curtir

  5. Boa noite…
    Eu já entendi que vcs não comercializam essas bonecas… Mas vcs comercializam outras bonecas que vcs fabriquem?
    Obrigada Gabriela

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s