Porcelanato líquido ou Resina Epóxi

Ideias – Porcelanato líquido ou Resina Epóxi – Desenhos 3D

O porcelanato líquido, também conhecido como piso epóxi, vem conquistando um espaço cada vez maior nos projetos arquitetônicos e de decoração brasileiros.

Suas duas principais características são o altíssimo grau de brilho e a ausência de emendas: seu acabamento é perfeitamente liso.

Apesar de já ser utilizado há mais tempo em ambientes públicos, institucionais e comerciais (lojas, hospitais, indústrias, cozinhas, quadras esportivas, etc) ele agora começa a ser utilizado em residências de alta classe.

Isso acontece porque os fornecedores requerem aplicação mínima de 100 metros quadrados, o que em geral caracteriza imóveis mais caros e extensos.

No entanto com a rápida popularidade do piso epóxi a tendência é que a exigência de metragem mínima caia, assim como os preços.

Como Funciona o Piso Epóxi ou Porcelanato Líquido

O piso epóxi monolítico não apresenta rejuntes
O porcelanato líquido é um sistema de impermeabilização e acabamento para pisos. Trata-se de uma resina à base de plástico termofixo – ou seja, ele endurece quando adicionado a outros agentes químicos, formando a camada do revestimento epóxi.

Essa manta líquida é aplicada sobre o piso já existente, conferindo atributos de uniformidade, brilho e impermeabilização.

O piso epóxi pode ser:

Multilayer, ou monolítico: não apresenta rejuntes, trincas ou emendas;
Decorativo: com estampas, padrões, cores e desenhos. Aqui entra a variação 3D e 3D líquido;
Espatulado: muito usado pelas indústrias, pois é resistente a grandes pesos, tráfego excessivo, arraste e produtos químicos;
Auto Nivelante: não possui juntas de dilatação. Indicado para áreas de alto tráfego;
Poliuretano: indicado para áreas internas e externas com bastante circulação. Resistente a raios UV.
É muito importante não confundir o piso epóxi (ou revestimento epóxi) com a tinta epóxi: o primeiro é mais espesso e resistente.

Vantagens do Porcelanato Líquido

Por não possuir rejunte, o porcelanato líquido confere maior uniformidade ao ambiente; somado ao seu alto brilho, o efeito final é bastante leve e sofisticado.

A impressão é a de que o cômodo é mais amplo – sem contar com o fato de que a ausência de emendas evita o acúmulo de sujeiras e fungos.

O piso epóxi é de fácil manutenção, além de ser bastante resistente e durável.

Pode ser aplicado sobre contra-pisos, pisos frios ou até mesmo de madeira. Para isso, a superfície não precisa ser totalmente lisa.

Para conseguir um efeito perfeito do porcelanato líquido para o piso da sua loja ou residência, não dispense a participação de um arquiteto ou decorador.

Porcelanato Líquido Decorado e o Piso 3D Líquido

Porcelanato 3D líquido.
A última moda em porcelanato líquido decorado é o piso 3D líquido.

Conhecido internacionalmente como 3D liquid flooring (ou piso líquido em 3D), ele é caracterizado por imagens hiperrealistas do fundo do mar, como golfinhos, corais, tartarugas marinhas, peixes, tubarões, ondas e areia.

A impressão é a de que se está caminhando sobre a água.

A técnica foi inventada em Dubai, Emirados Árabes, a partir de uma impressora especial capaz de reproduzir em grande escala o desenho escolhido.

Após instalar a ilustração no piso ou parede, aplica-se a resina de porcelanato líquido e um verniz, que só aumentam o efeito líquido.

Manutenção do Piso em Porcelanato Líquido

Porcelanato líquido decorado
A limpeza do dia-a-dia deve ser feita com detergentes neutros. Não use abrasivos.

A primeira limpeza deve ser feita 24 horas após a instalação.

Faça revisões dentro da periodicidade recomendada pelo fornecedor. O desgaste natural do piso pode exigir uma nova aplicação na área.

Evite arrastar móveis e objetos pesados sobre o piso epóxi: ele pode trincar. Proteja os pés com adesivos de feltro para esse fim.

Se o piso trincar, isole o ponto danificado, recolha o material lascado e solicite a visita de empresas especializadas.

 

Anúncios

30 opiniões sobre “Porcelanato líquido ou Resina Epóxi”

    1. Olá Elvia! Nós não realizamos o serviço, apenas compartilhamos a ideia. Estamos procurando fornecedores confiáveis para indicar a todos que estão perguntando. Assim que soubermos postamos aqui de novo 🙂 obrigada por deixar seu comentário. Continue acompanhando!

      Curtir

    1. Muito bacana né Raphael? Nós não realizamos o serviço, apenas compartilhamos a ideia. Estamos procurando fornecedores confiáveis para indicar a todos que estão perguntando. Assim que soubermos postamos aqui de novo 🙂 obrigada por deixar seu comentário. Continue acompanhando!

      Curtir

    1. Boa Tarde Luana! Nós não realizamos o serviço, apenas compartilhamos a ideia. Estamos procurando fornecedores confiáveis para indicar a todos que estão perguntando. Assim que soubermos postamos aqui de novo 🙂 obrigada por deixar seu comentário. Continue acompanhando!

      Curtir

  1. Olá meu André e tenho muito interece em aprender essa técnica com vocês,quero muito aprender a fazer esse tipo de aplicação,isso é tenho algum cursos ? Adorei esses pisos personalizados espero uma resposta e ficarei muito grato prla informação, Obrigado pela atenção.

    Curtir

    1. Boa Tarde André Luís! Nós não realizamos o serviço, apenas compartilhamos a ideia. Estamos procurando fornecedores confiáveis para indicar a todos que estão perguntando. Assim que soubermos postamos aqui de novo 🙂 obrigada por deixar seu comentário. Continue acompanhando!

      Curtir

    1. Olá Renato! Nós não realizamos o serviço, apenas compartilhamos a ideia. Estamos procurando fornecedores confiáveis para indicar a todos que estão perguntando. Assim que soubermos postamos aqui de novo 🙂 obrigada por deixar seu comentário. Continue acompanhando!

      Curtir

    1. Olá Andrea! Nós não realizamos o serviço, apenas compartilhamos a ideia. Estamos procurando fornecedores confiáveis para indicar a todos que estão perguntando. Assim que soubermos postamos aqui de novo 🙂 obrigada por deixar seu comentário. Continue acompanhando!

      Curtir

  2. Engraçado, ninguém responde nunca, em lugar nenhum sobre este assunto.
    O mais INCRÍVEL é que em nenhum site página, blog, rede social também não respondem… Parece que este tipo de serviço e a mão de obra para o mesmo , não existem no mercado.
    Da impressão de ser mito ou coisa que o valha.

    Curtir

    1. Boa Tarde Micheli! Nós temos a página no faceboook, instagram e agora aqui no blog. O fluxo é bem intenso por isso nem sempre conseguimos responder de forma imediata. Nossa página tem o intuito apenas de compartilhar ideias. Nós não prestamos o serviço de colocação do material mas procuramos sempre pesquisar empresas confiáveis para repassar tais dicas a todos que perguntam. Muitas vezes como a ideia é nova ou advinda de outro país fica um pouco mais complicado passar contatos aqui do Brasil. Mas continua servindo como inspiração até mesmo para empresas que nunca realizaram esse serviço. Nesse caso do porcelanato estamos em contato com algumas empresas aqui no Brasil que realizam essa obra. Continue nos acompanhando que assim que possível vamos compartilhar 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s